Saúde mental para toda a vida.

geral@amigosdoziki.pt | (00351) 966 452 204 | Apartado 1052 / 4101-001 PORTO / PORTUGAL

29 outubro 2016

21:30

Auditório do Centro Paroquial de Mafamude, V. N. de Gaia

Maestrina Lígia Castro

Iniciou os seus estudos de canto com a professora Annerose Gilek. Prossegue os seus estudos no Conservatório de Música do Porto com a professora Isabel Malaguerra. Estuda ainda com Oliveira Lopes e Susana Manincovic na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Como solista, canta várias obras, acompanhadas pelo coro e orquestra do Conservatório de Música do Porto, dirigidos pelo Maestro Kamen Goleminov. Integra como soprano solista o conjunto vocal “Hoquetus” que particulariza a música renascentista.

Interpreta várias personagens na ópera “Dido e Eneias” de Purcell em várias obras coral-sinfónicas como o “Messias” de Handel, na “Kronungs Messe” de Mozart, “Fantasia coral” de Beethoven entre outras. De entre todas as suas atuações pelo país e estrangeiro, realça-se o Concerto na Konzert Haus, em Viena de Áustria. Participa regularmente em Concertos com a Banda da Zona Militar do Norte.

Atualmente, é maestrina do coro sénior e infanto-juvenil do Orfeão da Madalena, do Grupo de Câmara Ars Antíqua, dos coros do Grupo Coral do Clube dos Colaboradores da AGEAS, do Espaço Corpus Christi, e Dante Alighieri.

Grupo Coral dos Colaboradores da Ageas

O Coro do Espaço Corpus Christi, com cerca de 45 elementos e fundado em Maio de 2010, é um projeto coral de forte componente humana que se propõe executar música no seu sentido mais profundo e lato.

O seu reportório aborda vários géneros musicais e estilos que incluem música de caráter sacro, passando pela beleza de um tema de Schumann, ao encantamento de Haendel, pelo vigor de Saint- Saens, ao furor de Verdi dando, também, largas à imaginação quando de um espiritual negro se trata ou de música de caráter mais lúdico interpretando, assim, um reportório eclético dirigido a um público variado.

Encontra-se sediado no Convento Corpus Christi (imóvel de interesse público) fundado em 1345, em Vila Nova de Gaia, por Maria Mendes Petite, uma fidalga de Vila Nova de Gaia que ficou também para a História por ser mãe de Pedro Coelho, o assassino de Inês de Castro.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia reabilitou o edifício transformando-o de espaço de culto em espaço de cultura, alma mater do grupo que se funde com a voz de gente singular elevando, assim, a música e a vida.

Sob a orientação da Maestrina Lígia Castro, com um vasto curriculum, este coro realizou vários concertos, nomeadamente, encontros de coros.

Coro Espaço Corpus Christi

Grupo Coral dos C. da Ageas

Orfeão da Madalena

O Grupo Coral do Clube dos Colaboradores da AGEAS, nasceu em Outubro de 1988 por iniciativa de um conjunto de colaboradores e conta com a participação regular de cerca de 25 pessoas. Foi dirigido pelo Maestro José de Castro, a quem o Grupo rende sempre homenagem pelo empenho, competência, amizade e solidariedade que sempre dedicou à Música e às Pessoas.

O Grupo, é dirigido por Lígia Castro desde 2002, por mérito próprio, demonstrando entusiasmo e alegria, está com a determinação de quem quer ser cada vez melhor.

A partir da primeira apresentação pública, em 1989, tem realizado concertos em várias igrejas e espaços da cidade do Porto e Lisboa, e noutros locais de todo o país.

Participou também por diversas vezes nas Festas da Cidade do Porto, nos concertos da Região Militar do Norte, do Dia de Reis na Igreja da Lapa, no Mega Concerto de Vila Nova de Gaia, Aldeia SOS da Vila Nova de Gaia, nos Estabelecimentos Prisionais de Custóias e Santa Cruz do Bispo (masculino e feminino).

No estrangeiro, participou no Festival Internacional de Schubert, em Viena de Áustria, e no 1.º Festival Internacional de Coros, que se realizou na cidade de Veneza, Itália, em Maio 2004, organizado pela “InterKultur Foundation – Association Of International Choir Competitions Musica Mundi”.

Em Abril de 2009, efetuou em Roma, na Basílica Santa Maria Sopra Minerva, apresentação com assinalável êxito.

Em 2010 efetuou exposição comemorativa dos 20 anos do seu trabalho na Companhia de Seguros AXA, Porto e Lisboa.

Tem preocupações sociais junto de lares de 3.ª idade e estabelecimentos prisionais, e associa-se a ações solidárias da Fundação Axa Corações e da CAIS.

Participa assiduamente na animação de Lares de Terceira Idade por altura da Páscoa e do Natal.

Participa frequentemente em concertos conjuntos com outros coros, tendo em 2011 organizado um Encontro de Coros no Dia Mundial da Música, que teve lugar no Auditório de Aldoar.

Efetua diversas atuações anualmente, a última das quais no Concerto de Outono “Cantares”, apresentado na Casa das Artes no passado dia 25 da Outubro 2015.

Em Dezembro efetua habitualmente diversas apresentações, nunca deixando de efetuar um concerto de Natal na sua cidade berço, tendo o do ano 2015 sido efetuado na Igreja da Misericórdia do Porto a convite do MIPO.

Fundado em 1 de Janeiro de 1927, foi seu primeiro Maestro Isolino de Sousa que impulsionou, durante 30 anos, o Orfeão da Madalena para uma popularidade invulgar. Com o Maestro Manuel Hora, o Orfeão da Madalena gravou e fez-se ouvir através da Rádio Clube Português. Seguiu-se o Maestro Manuel Gomes entre 1963 e 1969, mas foi com o Maestro José de Castro, diretor artístico de 1969 a 2002, que alcançou a maior notoriedade no domínio coral sinfónico, abrangendo o seu repertório, vasto e selecionado, os mais importantes compositores nacionais e estrangeiros do século XII aos nossos dias.

Manteve também uma secção de ópera sob a orientação do Maestro Gunther Arglebe e da Professora Annerose Gilek.

Colaborou com a Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra Sinfónica Regional do Norte, Orquestra Câmara do Real Teatro Queluz, Orquestra de Câmara de Pedroso e Banda da Região Militar Norte, nas constantes deslocações pelo país, sendo também de destacar os êxitos alcançados em Espanha, França, Inglaterra e País de Gales. Em 2008, na cidade de Praga – República Checa – ganhou o Galardão de Prata no 18.º Festival de Música do Advento.

Gravou o Hino Nacional para as escolas do distrito do Porto, assim como um CD (reeditado em 2010), com obras de Mozart, Haendel, Verdi e César Morais para coro, solistas e orquestra sinfónica.

Nos últimos anos tem atuado em diversos concertos, em colaboração com o Grupo Coral do Clube dos Colaboradores da AGEAS, Coro do Espaço Corpus Christi e Coro Dante Alighieri, uma vez que a Maestrina é comum aos quatro coros.

Em Junho de 2015 participou na missa de Aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia e 100.º Aniversário do Complexo Almeida Costa, celebrada por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo do Porto.

Foi igualmente marcante e popular a secção desportiva que manteve durante 20 anos, tendo sido Campeão Nacional de Voleibol – II Divisão – na época de 1962-63.

Ostenta desde 1936 o grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência, atribuído pela Presidência da República Portuguesa e, em 1996, por atribuição de S.S. o Papa João Paulo II, a Cruz de Mérito da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém. Foi agraciado com a medalha de honra da Junta de Freguesia da Madalena, com as medalhas de Prata e Ouro de Mérito da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Atualmente e desde 2002, é dirigido pela Maestrina Lígia Castro, sendo pianista correpetidor, o pianista Nuno Queirós.

 Coro Espaço Corpus Christi

 Orfeão da Madalena

Programa

           > Lascia ch'io Pianga

                      Georg Friedrich Händel

           > Meus Olhos Van per lo Mare

                      Anónimo Século XV

           > Tollite Hostias

                      Camille Saint-Saëns/ Eugène Gigout

           > Gloria all’Egitto (Aida)

                      Antonio Vivaldi

           > Sanctus

                      Charles Gounod

           > Barcarolle

                      Jacques Offenbach

           > Kyrie

                      Charles Gounod

           > La Vergine degli Angeli

                      Giuseppe Verdi

           > Amazing Grace

                      John Newton

           > Barqueiros do Volga

                      Desconhecido (Folclore russo)

           > Chorus of Wedding Guests

                      Gaetano Donizetti

           > Coro dos Ciganos (Il Trovatore)

                      Giuseppe Verdi

           > Coro dos Escravos Hebreus (Nabuco)

                      Giuseppe Verdi